sábado, 29 de julho de 2017

Calvinistas ou Arminianos?




A Teologia tem várias correntes de interpretações das Escrituras, sendo as mais comuns a Teologia Católica e a Teologia Protestante essas duas são consideradas opostas desde a concepção da Reforma Protestante no Século XVI.

Contudo, dentro da Teologia Protestante surgiram duas correntes de interpretações especificamente na Soteriologia (Doutrina da Salvação) se tornando ferrenhamente opostas. O Sínodo de Dort que fora convocado em 1618 pelos Arminianos e Calvinistas marcaram o inicio dessas oponentes linhas de pensamentos construindo uma barreira de concepções entre os que afirmam que a fé é parte do dom divino da salvação (EF. 2:8) ao passo que a outra pensa que a fé é a contribuição do homem para a salvação.

A postagem apresentada apenas visa incitar os debates sobre essas afirmações de maneira interdisciplinar, buscando enriquecer o conteúdo através das contribuições dos leitores e críticos valorizando as opiniões e respeitando as diferenças. No entanto bom é observarmos o que disse o mestre e pastor puritano Richard Baxter: "que não sou calvinista extremado e nem arminianista declarado". 

"De fato o julgamento dos homens é algo pequeno: se você for sentenciado como justo no tribunal de Cristo, e for chamado por ele, o abençoado de seu Pai, não importa muito por qual nome você é chamado aqui". Palavras do mesmo Pastor.


Um abraço!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário